Marketing de Influência consiste numa estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos.
O marketing de influência tem o objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais, é criar uma ponte entre as marcas e o público influenciado por eles, o que causa um grande impacto nas estratégias digitais.
Com esta estratégia, as marcas constroem um relacionamento com pessoas que podem criar visibilidade para o seu produto/serviço, ao contrário de outras abordagens que se concentram em “massas”, esta abordagem incide sobre os influenciadores individuais, o que permite criar uma estratégia de comunicação personalizada.
Adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para a sua marca, reter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra de um público específico torna-se mais fácil quando essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador e se sentem mais “próximos” dele.
Outro motivo que comprova que o marketing de influência funciona é o facto dele transmitir confiança. Eles tornaram-se influenciadores porque há pessoas que confiam neles e nesse sentido o marketing de influência funciona também como marketing boca-em-boca.
Através dessa identificação do público com o influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.
Os influenciadores digitais são pessoas presentes em redes sociais e outros canais do mundo digital que possuem um grande número de seguidores e alto poder de influência sobre eles.
Utilizar o Marketing de Influência nas estratégias digitais é transmitir, através de uma voz reconhecida, admirada e detentora de confiança, informações que influenciam na compra de um grande número de pessoas de forma a favorecer sua marca.
Investir nesse tipo de estratégia tem gerado resultados muito positivos para as empresas, principalmente pelo fato de poderem segmentar as suas ações, escolhendo o tipo de público a atingir e influenciadores com o perfil próximo ao da empresa.