Em que consiste uma estratégia de Account Based Marketing?
O Account Based Marketing – ABM consiste em focar as suas estratégias em públicos muito segmentados, como potenciais clientes para os fidelizar. Esta estratégia funciona paralelamente ao Inbound Marketing. (Já leu o nosso artigo sobre Inbound Marketing?)
O Account Based Marketing é focado na relação com o cliente, o objetivo passa pela expansão do negócio e criação de ofertas para conseguir fidelizar o cliente. Como o contacto é mais direto, é necessário criar mensagens de qualidade, criativas e ofertas para cativar o interesse. Esta é uma estratégia que alia as vendas e o marketing numa só.
Como aplicar o Account Based Marketing (ABM)?
Vamos explicar-lhe como aplicar esta estratégia em 6 passos fundamentais.
1. Identificar Clientes
O ABM foca-se normalmente nos clientes que podem trazer um maior valor para a empresa. Face a isto é necessário fazer uma filtragem dos clientes que pretende conquistar. Para realizar esta tarefa é preciso reunir as equipas de marketing e vendas e determinar quais as contas a priorizar.
2. Analisar
Depois de determinar as empresas é necessário analisar como elas funcionam. O propósito desta etapa é perceber como funciona a empresa de forma geral, e como são tomadas as decisões no dia a dia. Este passo vai ajudar na criação do conteúdo personalizado.
3. Personalizar Conteúdo
Esta etapa consiste na produção de conteúdo, mas atenção, o conteúdo deve ser focado no negócio em geral. Nesta etapa é evidente como o Inbound Marketing e o ABM podem ser extremamente eficazes em conjunto. E atenção, para cada organização o conteúdo deve ser personalizado e não utilizado em todas as campanhas.
4. Definir Canais
Um dos tópicos da sua pesquisa sobre as organizações em questão deve ser os canais de marketing utilizados pelas mesmas. Isto é importante, pois a partir desta informação já sabe os canais onde destacar o seu conteúdo.
Por exemplo, quais as redes sociais que são mais utilizadas para os tomadores de decisão lerem artigos relacionados com negócios e empresas? É nestas redes sociais que tem de estar presente.
5. Executar Campanhas
Com a ajuda dos passos anteriores, já tem tudo o que precisa para realizar as campanhas e iniciar o relacionamento com a organização. O objetivo é que no fim tenha como resultado a angariação do cliente. Coordene corretamente a publicação e a promoção do conteúdo, para evitar que os seus potenciais clientes se cansem e deixem a sua mensagem de lado.
6. Monitorização de Resultados
É importante nesta última etapa medir com regularidade as campanhas e encontrar o ROI (Return On Investment) exato das estratégias que aplica. Não deixe de lado este passo essencial do processo, porque para além de mostrar o desempenho das campanhas, os relatórios oferecem intuições valiosas para fazer melhorias e obter melhores resultados. É notório que o ABM não é apenas mais um conceito genérico de marketing, mas sim uma estratégia sólida que articulada com o Inbound Marketing pode melhorar os resultados e multiplicar o ROI da sua empresa. Uma dica muito importante, todos os canais de marketing são importantes para aumentar o ROI, incluindo o site.
Pretende criar uma estratégia de ABM para a sua empresa? Entre em contacto connosco!
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