Existem imensos fatores que podem levar a sua presença online mais longe. Mas, vamo-nos concentrar num dos mais básicos – o design do website.
Quão importante é para a sua identidade online?
O design do website pode fazer ou destruir o negócio. Na verdade, pode fazer a diferença na forma como a sua audiência vê o negócio e a potencialidade da empresa. Por isso, construir um bom website que impressione o visitante a nível de experiência e usabilidade irá resultar numa taxa de conversão mais alta, o que aumentará a receita do negócio.
Criar um bom website é um investimento, mas é um investimento com retorno, e para isso, deve certificar-se que este apresenta requisitos chave para o sucesso:
-
Navegação
Fundamental, especialmente quando o website tem várias páginas. A barra de navegação ou menu deverão ser intuitivos e mostrar as várias páginas. É importante que o visitante consiga aceder e explorar com facilidade o website, para que volte mais vezes!
-
Conteúdo escrito e visual
Isto inclui a escolha da fonte e outros detalhes tipográficos. Estes pontos deverão estar todos ligados e serem coerentes com o resto do design para entregar uma mensagem coerente ao visitante. Na maioria dos casos, os visitantes tendem a lembrar-se mais facilmente da mensagem se esta for concisa e se se identificarem com ela. No entanto, é importante sabermos que menos é mais, não devemos exagerar nestes elementos, havendo o risco de a página se tornar confusa e baixar a taxa de conversão.
-
Uniformidade da marca
A nossa marca é o que nos distingue da concorrência, e normalmente é identificada através de um logótipo. Se a sua marca tem um logótipo que é utilizado em todos os materiais físicos que utilizam, esse mesmo logótipo, com todos os elementos, deverá ser incorporado no design do website para que a mensagem da marca seja consistente.
-
Engagement
As páginas web deverão ter um ótimo layout, para que se tornem mais apelativas para o consumidor e o façam interagir mais dentro do website. A verdade é que qualquer engagement começa nos olhos, e por isso, deverá aproveitar ao máximo os conteúdos visuais.
-
Organização e SEO
Assim como fazemos com os livros, é mais confortável para nós lermos a página web da esquerda para a direita, de cima para baixo. Por isso, aproveite para colocar as coisas mais importantes na área superior esquerda do seu website, sendo que é a primeira zona que os visitantes reparam. Para além da organização, usar as zonas mais visíveis para colocar o conteúdo mais importante pode melhor o SEO do seu website. Isto acontece quando keywords relacionadas com o negócio são incorporadas no texto HTML, fazendo com que os motores de busca posicionem melhor o website.
Em Suma
Nesta era digital, a maioria dos negócios já desenvolveram um website para estarem mais presentes e acessíveis à sua audiência. Mas deverão sempre contar com a ajuda do Web Design, de modo a criarem um website intuitivo e que ofereça uma boa experiência ao visitante. Um website bem gerido e estruturado trará confiança ao consumidor, fazendo o seu negócio crescer! Contacte-nos e saiba como o podemos ajudar!