Campanha de Recrutamento Volkswagen Financial Services

Cliente – Volkswagen Financial Services

Ano – 2022

Branding Strategy,
Digital Performance Strategy,
Online Advertising,
Social Media,
Web

Projeto vencedor na categoria Digital — Campanha Web

Prémios Lusófonos da Criatividade – 1º Quadrimestre 2022/2023

Sediada em Berlim, a Volkswagen Financial Services foi responsável por financiar os primeiros veículos Volkswagen na Alemanha, em 1949. Atualmente, atua em mais de 48 mercados através de várias subsidiárias e joint ventures, sendo o maior fornecedor de serviços financeiros automobilísticos na Europa.

No seguimento do crescimento ascendente da VWFS, em 2022 deu vida ao Porto Application Center (PAC) – um dos maiores hubs tecnológicos em Portugal, no centro tecnológico da Lionesa, em Matosinhos.

Objetivo — Recrutar 150 pessoas na área de Business & IT até ao final do ano 2022.

01 — Marca: Trabalhar o brand awareness e fortalecer o posicionamento no mercado através de campanhas digitais.

02 — Engagement: Impulsionar a taxa de interação e a criação de uma comunidade através das plataformas de social media.

03 — Aquisição: Campanha de recrutamento para aquisição de candidaturas qualificadas e correspondentes aos perfis pretendidos.

Porquê fazer uma campanha de recrutamento?

01 — Porque se pretende tornar o PAC reconhecido para o nosso target em Portugal.

02 — Porque é difícil gerir processos de recrutamento e encontrar candidatos qualificados para os cargos da área de IT.

03 — Porque o mercado de atuação é extremamente competitivo e o candidato tem uma grande variedade de escolhas apelativas.

Desafio 01

Distinguir a nova identidade do Porto Application Center da identidade da Volkswagen Financial Services.

Há pontos em que ambas se intercetam: ambição, inovação e qualidade. No entanto, e apesar de se tratarem de grupos diferentes, há a possibilidade de se confundirem entre si.

É importante notar que a VWFS já possui uma notoriedade bastante elevada no mercado português, o que ajudou a alavancar o PAC em Portugal.

Desafio 02

Conhecer o público-alvo:

  • Quem são estas pessoas?
  • Quais os seus interesses e dados demográficos em comum?
  • O que motiva os potenciais candidatos?

Saber comunicar com o público-alvo é saber o que procuram. Isto só foi possível através de trabalho de pesquisa sobre as áreas de Business & IT, bem como do perfil dos candidatos.

Desafio 03

Slogan: que palavras-chave utilizar para captar a atenção do target?

Numa área extremamente competitiva, onde os candidatos estão sempre à procura de inovação e de novos desafios, a intenção passa por captar a atenção dos mesmos, provocando-os.

Um slogan curto, direto e ousado. Aqui parte-se do princípio de que os candidatos são os melhores do mercado, mas que o PAC também o é, valorizando as suas competências.

Desafio 04

Criação de Landing Page que permita responder às necessidades da campanha.

Abordar pontos-chave como quem é o PAC, a sua proposta de valor, benefícios de trabalhar com a VWFS são pontos importantes para os candidatos saberem o que o futuro lhes reserva.

Este canal pretende eliminar barreiras para os candidatos e auxiliar na gestão de candidaturas para os recrutadores, através de um backoffice personalizado.

O jogo foi colocado estrategicamente para gerar identificação entre a sigla “PAC” e o jogo PAC-MAN, mas também pela ligação do target aos vídeo jogos. Este fator permite conectar com o candidato logo no primeiro impacto. Mais do que uma landing page, um sítio para criar experiências!

Desafio 05

Como chegar a públicos relevantes que tenham interesse em se juntar à marca e aos seus diferentes cargos? Onde estão estes públicos?

O LinkedIn é a plataforma mais utilizada pelas pessoas na área de IT & Business. Mas, para criar notoriedade, é imprescindível estar no Facebook, Instagram e Google.

Desafio 06

Que estratégia implementar para gerar tráfego qualificado? Como transformar este tráfego em conversão/candidaturas?

Gerar notoriedade, criar interesse, nutrir uma decisão e levar à ação — submeter a candidatura na Landing Page.

Resultados da campanha web

+
300
Candidaturas recebidas
41
m
Visitantes totais à landing page em 180 dias através da campanha
48
%
Das candidaturas vieram através de campanhas de LinkedIn
+
70749
total de cliques em todos os canais de paid media
139
%
Aumento exponencial de 139% da taxa de interação em 180 dias no LinkedIn
117
%
Crescimento de 117% na taxa de interação em 180 dias no Facebook
+
693
Seguidores em 180 dias