Campanha de Recrutamento Volkswagen Financial Services
Cliente – Volkswagen Financial Services
Ano – 2022
Campanha de Recrutamento Volkswagen Financial Services
Cliente – Volkswagen Financial Services
Ano – 2022
Projeto vencedor na categoria Digital — Campanha Web
Prémios Lusófonos da Criatividade – 1º Quadrimestre 2022/2023
Sediada em Berlim, a Volkswagen Financial Services foi responsável por financiar os primeiros veículos Volkswagen na Alemanha, em 1949. Atualmente, atua em mais de 48 mercados através de várias subsidiárias e joint ventures, sendo o maior fornecedor de serviços financeiros automobilísticos na Europa.
No seguimento do crescimento ascendente da VWFS, em 2022 deu vida ao Porto Application Center (PAC) – um dos maiores hubs tecnológicos em Portugal, no centro tecnológico da Lionesa, em Matosinhos.
Objetivo — Recrutar 150 pessoas na área de Business & IT até ao final do ano 2022.
01 — Marca: Trabalhar o brand awareness e fortalecer o posicionamento no mercado através de campanhas digitais.
02 — Engagement: Impulsionar a taxa de interação e a criação de uma comunidade através das plataformas de social media.
03 — Aquisição: Campanha de recrutamento para aquisição de candidaturas qualificadas e correspondentes aos perfis pretendidos.
Porquê fazer uma campanha de recrutamento?
01 — Porque se pretende tornar o PAC reconhecido para o nosso target em Portugal.
02 — Porque é difícil gerir processos de recrutamento e encontrar candidatos qualificados para os cargos da área de IT.
03 — Porque o mercado de atuação é extremamente competitivo e o candidato tem uma grande variedade de escolhas apelativas.
Desafio 01
Distinguir a nova identidade do Porto Application Center da identidade da Volkswagen Financial Services.
Há pontos em que ambas se intercetam: ambição, inovação e qualidade. No entanto, e apesar de se tratarem de grupos diferentes, há a possibilidade de se confundirem entre si.
É importante notar que a VWFS já possui uma notoriedade bastante elevada no mercado português, o que ajudou a alavancar o PAC em Portugal.
Desafio 02
Conhecer o público-alvo:
Saber comunicar com o público-alvo é saber o que procuram. Isto só foi possível através de trabalho de pesquisa sobre as áreas de Business & IT, bem como do perfil dos candidatos.
Desafio 03
Slogan: que palavras-chave utilizar para captar a atenção do target?
Numa área extremamente competitiva, onde os candidatos estão sempre à procura de inovação e de novos desafios, a intenção passa por captar a atenção dos mesmos, provocando-os.
Um slogan curto, direto e ousado. Aqui parte-se do princípio de que os candidatos são os melhores do mercado, mas que o PAC também o é, valorizando as suas competências.
Desafio 04
Criação de Landing Page que permita responder às necessidades da campanha.
Abordar pontos-chave como quem é o PAC, a sua proposta de valor, benefícios de trabalhar com a VWFS são pontos importantes para os candidatos saberem o que o futuro lhes reserva.
Este canal pretende eliminar barreiras para os candidatos e auxiliar na gestão de candidaturas para os recrutadores, através de um backoffice personalizado.
O jogo foi colocado estrategicamente para gerar identificação entre a sigla “PAC” e o jogo PAC-MAN, mas também pela ligação do target aos vídeo jogos. Este fator permite conectar com o candidato logo no primeiro impacto. Mais do que uma landing page, um sítio para criar experiências!
Desafio 05
Como chegar a públicos relevantes que tenham interesse em se juntar à marca e aos seus diferentes cargos? Onde estão estes públicos?
O LinkedIn é a plataforma mais utilizada pelas pessoas na área de IT & Business. Mas, para criar notoriedade, é imprescindível estar no Facebook, Instagram e Google.
Desafio 06
Que estratégia implementar para gerar tráfego qualificado? Como transformar este tráfego em conversão/candidaturas?
Gerar notoriedade, criar interesse, nutrir uma decisão e levar à ação — submeter a candidatura na Landing Page.
Resultados da campanha web