Physical

Cliente – Physical

Ano – 2014

Ver Site

Branding,
Captação de Conteúdo,
Marketing,
Paid Media,
Social Media

Projeto vencedor na categoria Design – Imagem Corporativa

Prémios Lusófonos da Criatividade – 1º Quadrimestre 2019

Em Julho de 2019 chegou uma nova cadeia de ginásios a Portugal– o Physical, que se pretendia apresentar de forma inovadora e com um conceito diferente do habitual. Apesar de a abertura do ginásio ter sido em Julho, a SUBA iniciou esta viagem logo no início do ano quando, depois de 15 agachamentos, 10 burpees e 25 flexões, ficou claro para o nosso cliente que estávamos mais do que preparados para dar a cara a este projeto. O maior desafio foi, efetivamente, compreender de que forma é que o Physical se poderia destacar dos seus concorrentes e, com isso, atrair amantes e curiosos do desporto, saúde e bem-estar. Muito rapidamente concluímos que o conceito deveria ser, sem dúvida, único, irreverente, e até mesmo provocador. Quisemos despertar a atenção da comunidade de uma forma direta, sem rodeios e sem tabus.

Este foi um projeto 360º que consistiu na ativação da marca Physical, incluindo a sua criação, o conceito, decoração do espaço físico, o desenvolvimento de campanhas de comunicação, criação de conteúdos para redes sociais e e-books, website, fotografia, vídeo, entre outros.

Curiosos? Get Excited with us!

Uma forma física

O Physical é a nova cadeia de ginásios de Portugal. Chega com um nome forte, impactante, associado às pessoas, às relações e com uma conotação provocadora. O logótipo desdobra-se de forma orgânica e apresenta-se com diferentes formas, adaptando-se assim a qualquer tipo de suporte. Este comportamento dinâmico está diretamente relacionado com os pilares do Physical enquanto ginásio.

O preto e o branco transmitem a elegância, a intemporalidade e a sofisticação que se procurava. São cores facilmente adaptáveis a todos os suportes físicos e digitais e, sobretudo, favorecem uma leitura rápida e fácil sobre qualquer fundo.

O preto e o branco transmitem a elegância, a intemporalidade e a sofisticação que se procurava. São cores facilmente adaptáveis a todos os suportes físicos e digitais e, sobretudo, favorecem uma leitura rápida e fácil sobre qualquer fundo.

Get Excited Anywhere

O Physical pretende chegar a todos e a todo o lado. É um ginásio provocador, ousado e atrevido e, portanto, precisava de uma assinatura que fosse ao encontro daquilo que o próprio transmite.
“Get Excited” não assume um tom sugestivo, mas sim imperativo. Ou seja, não é questionável se o público ficará excitado com a chegada do Physical, mas é, sim, mandatório, e sem margem para dúvidas.
Além do mais, esta é também adaptável, podendo aplicar-se a outras cidades.

Get Whatever You Want

Sinta-se em casa. No Physical pode ser ou ter o que quiser. Um mote da assinatura e da identidade da marca, que se desenvolve e se estende pelos espaços, suportes, campanhas e até mesmo pelos nomes das modalidades. Get Excited. Get Strong. Get Wet. Get Hiit. GET WHATEVER YOU WANT!

Planet Alert! Get Ecological!

Uma ação, um lema! O Get Ecological foi criado com o intuito de proteger e cuidar do nosso planeta. Uma ação que consiste na redução do consumo de plástico descartável dentro do ginásio e, para isso, foram criadas alternativas como a garrafa de metal personalizada.

Desdobramento da marca:

Um logótipo flexível

Com o objetivo de facilitar a aplicação do logótipo em diversos suportes, foi criado um monograma a partir da letra “P” da respetiva tipografia, e a partir da estrutura que compõe a sua forma principal (sendo possível associa-lo facilmente ao logótipo). A partir dele, foi desenvolvido um sistema iconográfico que assenta na sua grelha principal, utilizando-a como base para todos os ícones construídos. Estes são, essencialmente, utilizados em diversas aplicações no espaço, sinalética, na linha de merchandising, entre outros.

No time for boring

No Physical nem as pausas são aborrecidas! A criação de uma parede dinâmica e divertida surge com o objetivo de cativar, criar interação e colocar a criatividade dos membros do ginásio à prova.

Desafio

Além de uma cadeia de ginásios, uma tendência! E, como gostamos de estar sempre a par das tendências, trabalhamos a vertente digital da marca de forma a criar impacto desde o momento em que surgiu. O website, as redes sociais e todas as campanhas vão de encontro ao mood que o ginásio transmite: um local descontraído, sem tabus, e que gosta de arriscar e ver os seus sócios alcançar os seus objetivos.

ESTRATÉGIA

Para isso, definimos os seguintes objetivos:

  • Desenvolver um feed apelativo e impactante através de imagens e vídeos inovadores.
  • Aumentar o alcance das publicações orgânicas da marca.
  • Promover interação com as publicações.
  • Alcançar o público-alvo através da publicidade online.

SOCIAL MEDIA

Uma estratégia de social media que gosta de arriscar, copywriting que gosta de provocar e paid media que gosta de impactar. Através da nossa criatividade e irreverência, os números de social media aumentam a cada dia, criando engagement e a participação por parte da comunidade do Physical. Este incremento deve-se à captação de conteúdo e a uma estratégia de vídeo marketing que capta as maiores tendências do digital.

Com os números no digital, aumenta também a notoriedade e reputação positiva da marca, que cada vez mais é reconhecida a nível nacional pelo seu conceito “from fitness to life”, assumindo um posicionamento que liga o quotidiano dos sócios ao treino.

Abril’19

529
Likes

Junho’24

11000
Likes

Crescimento

1979

Abril’19

675
Seguidores

Junho’24

20600
Seguidores

Crescimento

2951

O resultado?

(dados de 25-05-2021 até 25-06-2024 – o Meta não permite aceder a dados anteriores)
+
1,3
M
de Alcance no Facebook em 36 meses
+
388900
de Visitas à Página do Instagram em 36 meses
+
2951
%
de Crescimento de Seguidores no Instagram em 60 meses (de acordo com os dados que temos atualmente no portfólio em outubro de 2019

O que o Physical diz do nosso trabalho!

“A principal vantagem é sobretudo a simplicidade e o carácter multidisciplinar que a SUBA nos acrescenta. Eles conseguem facilmente responder a todos os nossos pedidos e transmitir isso de uma forma que é a nossa visão. É aquilo que nós procuramos.” 

Filipe Carneiro

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