5 segundos. Sim, apenas 5 segundos. É o tempo que precisa para formar uma primeira impressão! Só por isso, já compreende a importância do primeiro impacto do seu logótipo!
O logótipo de uma marca é, muitas vezes, o fator que mais pesa na perceção que os clientes têm do seu negócio. Fazendo parte da identidade visual de uma marca, distingue-se através de elementos tipográficos (como as suas cores ou o próprio lettering) que podem funcionar como mnemónica!
Mas porque é que o logótipo tem impacto no desempenho de uma marca?
1- Chama a atenção!
Um logótipo pode rapidamente atrair a atenção dos clientes e comunicar os valores centrais de uma empresa de uma maneira interessante. Este curto período de atenção pode funcionar a seu favor, se tiver uma imagem sólida a representar a sua empresa. No caso de achar que o seu antigo logótipo já não representa os ideais do seu negócio, apostar num rebranding e manter a sua marca atualizada pode atuar como uma lufada de ar fresco para os seus consumidores.
2- Identidade é a chave!
É o que os clientes usam para reconhecer a sua marca, seja pelos símbolos, as cores ou o tipo de fonte. Muitas vezes, o público esquece-se do nome da empresa, mas provavelmente lembra-se de algum elemento do logótipo (saiba mais aqui). Por isso, grandes marcas falham pelo facto da sua identidade gráfica ser associada a outras marcas. Os erros que comprometem o seu desempenho passam sobretudo pela falta originalidade e dificuldade de legibilidade, que provocam confusão nos consumidores.
3- Identifica a sua marca!
Elementos visuais tornam-se memoráveis, quando bem trabalhados. O ideal é as pessoas relacionarem instantaneamente o logótipo com a memória do que a sua empresa faz – e, melhor que isso, como essa memória as faz sentir (saiba mais sobre a importância do design gráfico para o seu negócio aqui).
4- Distingue-o da concorrência!
Todas as marcas procuram a unicidade. Transmitir valores, mostrar significado e, se possível, criar uma ligação afetiva é meio caminho andado para um logótipo eficaz.
5- Consistência!
Fomenta a fidelidade à marca. É simples: familiaridade aumenta a notoriedade e a notoriedade cria a perceção de que é fiável e acessível. Por alguma razão, quando, por exemplo, a Mercedes-Benz lança um carro novo, admitimos que é bom. Partimos deste princípio mesmo sem o termos experimentado. A consistência cria um sentimento de confiança na marca por parte dos consumidores e, consequentemente, leva à sua fidelização!
O que acontece se não tiver um logótipo atrativo e funcional?
O medo de qualquer marca… cair no esquecimento. Um logótipo com alto valor simbólico carece de elementos visuais que facilitem o seu reconhecimento, o desenvolvimento de associações à marca e a construção de uma ligação positiva com a mesma.
Precisa de ajuda para manter a sua marca na mente dos consumidores? Não se preocupe, temos uma equipa preparada para o ajudar a responder às suas necessidades.
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