Preocupação ambiental: Uma oportunidade de mercado?
A sustentabilidade e o marketing têm grande influência um sobre o outro.
O aumento da preocupação ambiental tem vindo a causar grande impacto junto das empresas.
As grandes quantidades de plástico encontradas nos oceanos (anualmente, cerca de 12,7 mil milhões de toneladas e plástico acabam nos oceanos) e o impacto negativo que têm no meio ambiente, tem provocado reações por parte das entidades, que procuram encontrar uma forma de diminuir a utilização de plástico, nos seus produtos e embalagens.
Para além disso, atualmente, é fácil captar a atenção dos consumidores para os efeitos da poluição no meio ambiente, uma vez que se trata de um assunto sensível, o que facilita a implementação e divulgação de campanhas que visem incentivar a sustentabilidade.
Cada vez mais as organizações sem fins lucrativos têm criado campanhas com imagens impactantes, com o objetivo de chegar ao maior número de pessoas. Recentemente, a Sea Shepherd Conserv Society, uma organização de conservação marinha, lançou uma nova campanha com apenas uma mensagem: “O plástico que só usas uma vez tortura os oceanos para sempre.”. Esta veio acompanhada de imagens chocantes que rapidamente se tornaram virais, e surgiu depois de sucessivas notícias de baleias que foram encontradas sem vida, com vários quilos de plástico no estômago.
Grandes marcas como o Lidl, Nestlé, Vieira de Castro, Go Natural (entre outras) já introduziram nas suas estratégias de marketing medidas sustentáveis que contribuem para esta causa.
A alteração das embalagens é uma das medidas mais aplicadas. A Nestlé, por exemplo, já anunciou que o novo Nesquik chegará a Portugal em embalagens de papel, e que o seu principal objetivo é que até 2025 todas as suas embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis, evitando que cerca de 140 mil toneladas de plástico entrem no ambiente.
Por muito pouco que pareça, já faz a diferença!
Quais são as consequências?
Para além de contribuir em grande quantidade para a diminuição dos resíduos plásticos, a implementação de medidas sustentáveis nas organizações faz com que se criem associações positivas à marca.
Isto é, uma marca que se torne amiga do ambiente e que aplique medidas sustentáveis tem um impacto positivo na mente dos consumidores.
Ao longo dos anos temos assistido mais recorrentemente a graves alterações no ambiente, sendo um alerta vindo do planeta que estamos a destruir. Cabe a cada um de nós contribuir para a sustentabilidade e para a preservação do mesmo.
Sabia que pequenos gestos fazem a diferença?
Que ao usar materiais de vidro ou porcelana ao invés de recorrer a produtos descartáveis, já está a ajudar?
Quando for às compras não espere que lhe deem um saco plástico, leve o seu próprio saco de tecido e reutilize. Caso se esqueça de levar, já é possível encontrar em algumas superfícies opções sustentáveis e amigas do ambiente para levar os seus produtos!
Vamos cuidar do nosso planeta?