O termo marketing de guerrilha foi criado na década de 70 e é uma estratégia de marketing que foi criada para as pequenas empresas combaterem as grandes. Esta estratégia foi criada para pequenas empresas devido à falta de recursos que estas têm disponível para investir em marketing, consequentemente, estas precisam de utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing.
Marketing de guerrilha é uma estratégia utilizada por empresas que desejam promover produtos e serviços de uma forma pouco convencional. O objetivo é simples: criar uma experiência memorável na mente do consumidor.
O mais importante para uma campanha de marketing de guerrilha é ter criatividade e energia e não é necessário gastar grandes quantias de dinheiro, daí esta estratégia ser criada para pequenas empresas que têm um orçamento baixo para marketing. A maior parte destas ações são feitas em lugares públicos e muito frequentados como shoppings, praias, parques, entre outros.
Contudo, com o passar do tempo, as estratégias de marketing de guerrilha começaram a ser utilizadas pelas grandes marcas com o intuito de atingir seu público-alvo com ideias cada vez mais inovadoras.
Concluindo, o marketing de guerrilha é uma alternativa para as pequenas empresas, pois permite, através de soluções criativas, chegar ao seu público-alvo sem os altos investimentos dos media tradicionais. Nas grandes empresas é uma estratégia adicional às suas campanhas.
Os resultados destas estratégias são imediatos principalmente quando se tornam virais através dos meios de comunicação.
Em baixo deixamos alguns exemplos de campanhas de marketing de guerrilha.
1- Campanha do filme 2012 na estação do metro.
2- Campanha da Fitness Company no metro.
3- Campanha da Frontline num shopping.
4- Campanha de rua da Hot Wheels.
5- Campanha do Ikea na estação de metro.
6- Campanha de intervenção urbana da Kit-Kat.
7- Campanha da Nivea.
8- Campanha de intervenção urbana da Macdonals.
9- Campanha da Netflix.
10- Campanha de intervenção urbana da Playstation.